Aquele sentimento que é a plenitude da beleza, que completa totalmente a alma. Ápice do deleite.
Além da felicidade, apogeu. Íntimo, único e lírico. Máximo, lépido e épico. Eu quero.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Preparativos para realizar mais um sonho!

Eu criei esse blog há 6 anos. Naquela época eu estava me preparando para viver a minha primeira grande aventura. Morar um ano nos Estados Unidos e terminar o segundo grau lá. Quem me conhece, sabe. O que mais faz sentido na minha vida é estudar idiomas, é conhecer pessoas diferentes, é viajar, é organizar uma viagem, é sentir o que só sentimos quando enfrentamos o desconhecido, é a cultura em todos os seus sentidos. Esse blog viveu comigo nos Estados Unidos, viveu comigo pela América do Sul e viveu comigo na Grécia. Agora, ele vai viver comigo mais uma etapa - que eu tenho certeza que vai ser -, maravilhosa da minha vida. O semestre que eu vou passar estudando na França.

O meu querido pensaleiro já ficou muito tempo jogado às traças, mas nunca deixou de servir como ombro amigo quando eu precisei. Nada mais justo que deixar registrado aqui todos os preparativos para a realização de mais um sonho. AFINAL, VOU MORAR NA FRANÇA! :)

Tudo começou quando eu passei no vestibular da UFRGS em 2009. Finalmente tinha o tempo que eu precisava para estudar francês. Foram 10 níveis e 3 anos estudando a língua mais linda desse mundo. O pensaleiro inclusive tem um continho meu em francês publicado por aqui. Sempre via meus colegas de francês comentando sobre o tempo passado na França e tudo mais. Ir pra a França pra mim sempre foi um sonho muito distante, pois não há convênios com universidades francesas com bolsa para jornalismo na UFRGS.

Todas as minhas viagens foram muito bem programadas e com muito pouco dinheiro envolvido. Primeiro eu passei na seleção do Rotary e não paguei quase nada para morar nos Estados Unidos, depois eu trabalhei um semestre inteiro juntando a grana necessária para mochilar na América (e ainda sobrou dinheiro!). Na Grécia fui fazer um trabalho voluntário, mas tinha hospedagem e comida. Nunca passou pela minha cabeça viajar pagando tudo ou viajar só pra turistar gastando toda aquela grana.

Após uma série de acontecimentos, e tentativas frustradas, surgiu uma oportunidade única na minha vida. Depois de passar mais de 8 meses trabalhando MUITO, inclusive feriados e finais de semana, sem quase nenhuma folga, pude guardar um dinheirinho que vai me ajudar a realizar esse sonho (além da minha família, claro). Então pude me candidatar para conseguir uma vaga na Universíté Grenoble 3 - Stendhal. Depois de toda a burocracia, documentos traduzidos em francês, cartas de motivação, de indicação e tudo mais, eu recebi a resposta!

Fui aceita na universidade! Logo começaram os preparativos. Confirmei minha vaga, completei as etapas do Campus France, entrei com processo de afastamento na UFRGS, agendei a entrevista para o visto (em São Paulo de novo, 2006 all over again), e COMPREI AS PASSAGENS.

Quase tudo está encaminhado. Parto para a minha mais nova empreitada dia 22 de agosto de 2012 e retorno no dia 27 de fevereiro de 2013. Vai ser pouco tempo, mas enorme em intensidade, certamente.

Uma das coisas mais legais é que lá não vou estar nem um pouco sozinha! Além dos vários brasileiros que vão pra Grenoble, vou ainda contar com a presença deliciosa da minha colega linda Cíntia, do meu afilhado que eu amo, Marcel e da melhor surpresa até agora desse ano, minha veterana querida Natasha. Além de poder ver minha velha amiga e ex-colega de cursinho que eu morro de saudades, Mari Steffen!!!

Outra coisa maravilhosa é a possibilidade de rever muitos dos meus amigos internacionais! Aquelas pessoas super especiais que eu conheci nas esquinas do mundo, que fizeram parte de momentos super especiais da minha vida e que me deixam com o coração apertado de saudade e incerteza. Vou poder encontrar amigos(as) do Intercâmbio nos Estados Unidos que não vejo há muitos anos, vou poder rever alguns dos meus queridos(as) gregos. Além dos de outros países, coisa boa essa sensação, sério!!

Nesse post quero só falar das coisas boas, então não vou falar do peso no coração e da saudade de casa e das pessoas que vou sentir falta e dos momentos especiais aqui no Brasil que vou perder. Isso faz parte de todas aventuras.

Faltam um pouco mais de dois meses para a viagem. Apesar das dúvidas, estou certa de que essa viagem não será fácil, como nada na vida é. Mas a melhor certeza que tenho é que vai ser uma época cheia de aprendizado e de histórias maravilhosas. Afinal de contas, se eu sei alguma coisa, é a possibilidade de sempre aprender com as experiências, sejam elas positivas ou negativas, e de sempre viver bem vivida cada história da minha vida.

Até lá eu tenho muita coisa pra organizar, muita coisa pra aprender, pra pesquisar e, principalmente, muitas coisas que eu amo pra fazer aqui em Porto Alegre e muitas pessoas que eu amo pra ver e passar tempo com!

Eu realmente quero usar o pensaleiro pra compartilhar um pouco de todas as coisas que eu estou prestes a viver e deixar registrado aqui para, quem sabe, daqui a 6 anos, poder reler e matar um pouco da saudade.

O blog sempre foi algo mais pra mim mesmo do que qualquer outra coisa, mas claro que vou querer que os amigos que se interessam leiam e fiquem ligados nas novidades!

VIVA!!!!! <3