Aquele sentimento que é a plenitude da beleza, que completa totalmente a alma. Ápice do deleite.
Além da felicidade, apogeu. Íntimo, único e lírico. Máximo, lépido e épico. Eu quero.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mes chers voisins

Um dia eu preciso sentar e colocar pra fora todas as minhas reflexões sobre o termo "vizinhança". Uma das coisas mais interessantes que eu to vivendo aqui em Grenoble é morar numa residência universitária. Ao mesmo tempo que moro sozinha, eu divido cozinha, banheiro, biblioteca e lavanderia com outras sei lá quantas centenas de pessoas. É uma coisa muito diferente. É como nunca estar verdadeiramente sozinho. Sempre tem alguém batendo na tua porta, te oferecendo comida, perguntando como foi o teu dia no corredor, te convidando pra fazer alguma coisa. De manhã cedo, quando tu sai pra ir no banheiro com AQUELA cara, tu encontra um vizinho com a cara pior ainda. Ainda mais interessante é essa vizinhança ser completamente internacional. Tem de tudo. Tem os chineses que moram, mesmo, na cozinha, e, estão, incrivelmente, em todos os andares. Tem os ingleses do segundo andar. Tem os mexicanos e os colombianos do primeiro andar. Tem os holandeses do quarto andar. Os europeus (alemães, holandeses, húngaros, gregos, etc) do terceiro andar. Os Backstreet Boys do quinto andar.... e por aí vai. Aqui no meu andar (e no 3º) tem algumas das minhas melhores amigas de Grenoble. Sabe como é bom tu acordar, colocar a pantufa e bater no quarto da tua amiga, pegar as coisas e ir pra cozinha ficar fofocando durante todo o almoço? Ou na segunda-feira, dia de marcar pra lavar roupa, onde o prédio inteiro toma as escadas e fica conversando na fila. Ou na quarta-feira, ir pro foyer com os vizinhos só pra jogar um pouco de sinuca ou de babyfoot. Ou na sexta, depois que o foyer fecha, que tu vê grupos de pessoas caminhando pelos corredores procurando um after-party numa chambre qualquer.. Tu escuta no mínimo  4 idiomas por dia (português, francês, inglês e provavelmente espanhol, alguma língua asiática ou germânica...). O pessoal combina de fazer crepe no domingo e a cozinha no primeiro andar fica lotada. O pessoal vai fazer festa no quarto do colombiano e viram a cama e transformam o lugar numa boate. Tu termina a noite falando sei lá qual idioma no terraço morrendo de frio. Tu faz amigos lavando roupa. Tu sobe a montanha sempre com alguém diferente. Quando tu tá afim de bater um papo, é só deixar a porta do quarto aberta que aparece alguém. Pra conversar, pra cozinhar, pra ver um filme, pra te escutar, pra te fazer te sentir menos distante de casa. Sério, os melhores amigos que fiz aqui em Grenoble são os meus vizinhos, eu tenho muita sorte e sou muito feliz por isso.

2 comentários:

Unknown disse...

Essa experiência não tem preço.Que maravilha poder conhecer várias culturas ao mesmo tempo,compartilhar tarefas,dificuldades,tristeza,felicidade...Beijo do tio Haag

Unknown disse...

https://www.youtube.com/watch?v=p2dBtdgbLKM

aproveita, pequena!